Quem sou eu

Minha foto
Guarapuava, Parana, Brazil
Publicarei noticias esportivas de guarapuava e região , e algumas fotos da história do futebol em guarapuava .

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O ETERNO PROFESSOR MORGADO....

Luis Carlos Morgado no antigo Clube Operario

Como atleta do Guarapuava E.C.



Meu irmão Dilmar Dalmaz Entregando faixa de campeão ao Morgadão

Saudades de Luis Carlos Morgado “Morgadão”, porque amigo e coisa pra se guardar no peito. Tantas histórias escutaram e presenciaram deste que foi um dos maiores cidadão da nossa cidade, como pessoa ele pensava muito além do nosso tempo por saber demais às vezes não era compreendido isso é normal nos grandes pensadores. Na sua juventude foi atacante do nosso extinto alvinegro do lobo solitário, forte que nem uns touros com uma envergadura de assustar os adversários outros ficavam boquiabertos com a velocidade daquela massa muscular ambulante. Além de atleta do Guarapuava E.C. também foi Diretor de Esportes sua paixão era tanta que muitas vezes dentro do estádio ouvíamos uma só voz, Morgadão gritando e torcendo pelo seu time de coração, saudade tenho, pois se ele tivesse ainda vivo nos não perderíamos o Estádio Lobo Solitário ele lutaria com todas as suas forças pois ele adorava o alvinegro era uma relação de pai pra filho e ninguém ia arrancar o seu filho de seus braços.Tinha também vários hobby como fumar charuto e cachimbo, ler livros, escutar musicas, conversar com pessoas inteligentes. Poucos tiveram o privilegio de ter Morgadão como amigo, pois ele era diferente de todos, um intelectual e como escreveu Platão “ O sábio falam porque tem algo a dizer, os tontos falam porque precisam dizer algo “ , Eu tonto era amigo do Morgado. O que esse grande Guarapuavano se orgulhava e adorava era a sua profissão “Professor”, seus alunos no começo sentiam medo logo o conhecendo melhor o admiravam, assistir aulas de inglês era totalmente diferente de outras aulas, pois Morgadão chegava com uma vitrola vermelha cheio de LP e dava as aulas com musicas e as horas passavam. Este homem mostrou conhecimento e sabedoria aos seus alunos foi um exemplo de vida para aqueles que souberam compreende-lo. Aos seus alunos que ele mantinha uma grande admiração este verso de Milton Nascimento na musica “coração de estudante” condiz com seus pensamentos de futuro do aprendizado.

“Coração de estudante.
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhado no caminho
Verdes, plantas, sentimento.
Folha, coração, juventude e fé.”

Ele estimava demais as crianças e tentava explicar a elas o seu valor no mundo, que devia lutar pelas coisas boas e ter fé na vida. Pois dentro daquele corpo enorme existia uma pessoa doce, com um coração de criança, maldade não atravessava sua pele. Luis Carlos Morgado é uma lenda só haverá relatos sobre seu nome, mas não existirá outro com tanta cultura e sabedoria. Amigo como Morgadão são difíceis e impossível de esquecer...

6 comentários:

Unknown disse...

Eu tive o privilegio de ser aluno desta lenda, além de um professor de alto nivel era uma pessoa que sempre tinha uma palavra animadora, lembro-me de um relato, que certa vez na aula ele expressou seus sentimentos vindo a chorar por causa de amor, muitos riram mas alguns compreenderam e encheram seus olhos de lagrimas junto com aquele gigante parecendo um menino. Saudades do Morgadão, do morgamovel e do plastquinho ( vitrola que ele levava para dar aula).

Fabio Vinícius Primak disse...

Eu também tive o privilégio de ser aluno deste grande Professor e depois ser colega de profissão no Colégio Ana Vanda.
Além disso, foi um grande amigo. Muitas e muitas passagens tive com esta figura. Algumas delas:
--> Em 1986 o Morgadão era o presidente da torcida do GEC. O ponto alto era quando ele dava bronca no irmão mais novo (hoje, Dr. Vasco)ou quando pegava o juiz da partida "para cristo".
--> Em 1989 meu pai teve um problema em uma das pernas. O único amigo que foi ve-lo em casa na época foi o Morgadão.
--> Eu também cantei em inglês nas aulas dele.... rsrs

Saudades grande amigo.

Capivara de Batom disse...

Saudades eternas dessa época de escola, Morgadão tinha respeito na sala de aula, não tinha como não admirar esse homem.

Capivara de Batom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Capivara de Batom disse...

Saudades dos colegas, José Dirceu, Naor, Josimario, Alex Purr, entre outros que tivemos a honra de ser alunos do Morgadão

Daniel Lima disse...

Fui aluno do professor, leia e vencerá... que massa lembrar dele.